sábado, 30 de janeiro de 2010

Respeito aos nossos amigos!

Depois de muito pensar o que eu iria escrever, decidi sim, continuar o rumo que nossa conversa anterior estava tendo. Eu faço veterinária, mas não é por isso que simplismente venho defender os animais. Muitos acham que eles não tem sentimentos, que eles não pensam, não são inteligentes. Alguns acreditam que somente eles podem fazer o que fazem - como, por exemplo, sentar, deitar, rolar e dar patinha - por ser treinado ou algo do tipo. Sim, ensinar um cachorro não é apenas mostrar como você foi eficiente, mas sim dar uma educação ao seu cão. Mas, cá entre nós, há de se convenciornar que se o animal não tivesse uma inteligencia própria ele não faria tudo o que ele aprende. Quero deixar bem claro que não quero comparar uma inteligencia humana com uma inteligencia animal. Mas que um animal, seja de que raça e de que espécie for, tem uma inteligencia, isso tem.
Bem, mas esse não é o rumo da prosa que quero ter. Infelizmente, hoje crimes com animais quase sempre não dão em nada. As vezes a pessoa vai lá, paga cesta básica e pronto, está livre para cometer mais crimes. De boa, me pergunto como uma pessoa que age contra um ser pode ser solta e voltar para a sociedade como se ela não fez nada? Como se aquela vida do animal que ela pos em risco (ou matou) não valesse a pena?
Assuntos como este geralmente geram muitas discussões, até porque, como vivemos hoje numa sociedade democratica cada um tem o direito de se expressar na maneira que o convem. Mas mesmo assim, é dificil aceitas opiniões que defendam o ato de agredir um animal. Acho que deveria sofrer maiores punições uma pessoa que tem este tipo de atitude.
Tenho um pensamento, que apesar de ser surreal pelas condições que o planeta terra esta passando hoje com este tanto de guerras, é uma linha que sempre acredito que é a mais certa: pensem comigo, como que uma pessoa pode respeitar o próximo, se não respeita nem um animal? Então penso, refletindo sobre tudo isso, que a partir do momento que o homem passar a respeitar o animal, ele poderá respeitar o ser humano.

Segue aqui a Declação Universal dos Direitos dos Animais pela UNESCO. Este artigo foi tirado do site da APASFA ( Assoc. Protetora dos Animais São Francisco de Assis).


Os animais tem seus próprios direitos, e cabe a nós, que os respeitamos, cuidar de nossos bichinhos. Isso não vai servir simplismente para fazer o social conosco, mas sim para uma sociedade muito melhor no futuro. Concientizar os mais novos é nosso dever! Fica a dica!


2 comentários:

  1. È verdade.Eu vi em algum lugar,não me recordo onde.Uma pessoa falou que os animais são anjos que Deus pois no mundo para ensinar o homem o que é lealdade.
    E o ser humano faz covardias com os bichinhos ao inves de cuidar.Acho que não pode nem ser chamado de ser humano.

    O pior que os animanis não tem como nem se defenderem.POis não podem gritar,falar.

    Como pode uma pessoa sair da casa dela para fazer competição de matar animais,só por prazer?

    Isso é ridiculo e tem que mudar.Uma ignorancia sem tamanho.

    Beijos Nay,parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Os animais merecem ser tratados bem como qualquer ser humano. Mas recordo que tem gente que não trata com dignidade ao seu semelhante, quanto mais aqueles que julga ser inferiores.

    Vi uma vez na tv o caso de um homem que espancou o cachorro até a morte por que ele mexia no lixo. E um caso impressionante de lealdade: um cão levou um tiro pra proteger seus donos de um assalto, acabou perdendo uma das patas e os donos o jogaram na rua... Um prova do quão desumano, os seres que se dizem "humanos" podem ser.

    Eu perdi 5 cães até hoje, 4 por doenças e um sumiu, acreditamos que foi raptado. Em todas as situações foi como se perdesse um irmão, uma pessoa.

    Devemos deixar de coisificar as relações. TODOS merecem amor, carinho e respeito, não importa se são bípedes ou quadrúpedes.

    Parabéns pelo texto Flor, você escreve cada vez melhor!

    Beijos Nay =*

    ResponderExcluir